Ordem DeMolay

Certificação ISO


ISO 9001: Uma grande conquista!

Nossa sede administrativa passou por uma rotina diferente no dia 29/04/2009. Nele, o Grande Capítulo recebeu a visita de um auditor independente do Bureau Veritas Certification com a finalidade de assegurar que um sistema de gestão da qualidade estava ali implementado e mantido. Ao término do dia, após conhecer nossos serviços e procedimentos, entrevistar os colaboradores e examinar documentos e registros, nossa sede foi enfim recomendada à certificação conforme a norma ISO 9001:2008. Enfim, uma grande conquista!

O que isso significa?

A norma ISO 9001 estabelece regras que garantem a existência de uma sistemática para gerenciar a qualidade. Qualidade nada mais é que satisfazer o cliente, ou seja, os membros da Ordem DeMolay jurisdicionados em nosso Estado. Assim, o objetivo é que o serviço prestado pela sede atenda às expectativas dos Irmãos, tanto em conformidade quanto em prazo.

Quais suas vantagens?

A ISO 9001 implementada assegura que o serviço da sede seja controlado, monitorado e rastreado. Que a satisfação dos clientes seja verificada constantemente. Que nosso "fornecedor", que é o SCODB, seja informado periodicamente a respeito de como eventuais falhas podem estar influenciando nossos resultados. Que hajam metas para os serviços executados e que estas metas sejam melhoradas continuamente. Em resumo, torna o trabalho da sede mais eficaz e eficiente.

O que os DeMolays têm a ganhar com ela?

O benefício aos DeMolays não está restrito à certeza de que a sede trabalha de modo organizado, com processos bem definidos. A certificação ISO 9001 garante que o trabalho da sede vai melhorar com o passar do tempo. Que o foco do trabalho é satisfazer os Irmãos e Tios que utilizam seus serviços. Que as gestões administrativas seguintes contem com uma estrutura organizada desde o começo de seu trabalho. Que pessoal de fora da sede realize um auditoria independente duas vezes por ano. Que uma empresa independente, o organismo certificador, uma vez por ano esteja em nossa sede para verificar se o sistema de gestão da qualidade continua conforme o que manda a norma ISO 9001.

A certificação ficou muito cara? E sua manutenção?

Nosso processo de certificação foi barateado por uma série de fatores, dentre os quais três se destacam: 1) havia pessoal qualificado na Diretoria Executiva engajado no propósito de implementar o sistema, o que eliminou totalmente a  necessidade de contratar uma consultoria; 2) já existia outro contato empresarial entre um membro da Diretoria Executiva com o organismo certificador, o que permitiu uma negociação mais vantajosa; 3) o sistema foi planejado para ser o menos burocrático possível, utilizando apenas documentação eletrônica em um projeto inovador, sem excessos. Estes fatores fizeram com que os custos ficassem restritos a pouco menos de 1% da arrecadação do GCE-SP ao longo dos três anos do contrato com o organismo certificador.

Quem é o BVC?

O Bureau Veritas Certification (muito conhecido também como BVQI, que era sua antiga denominação) é nosso organismo certificador. É uma empresa britânica centenária que atua em nível global, sendo uma das mais reconhecidas em certificações no mundo inteiro, por sua tradição, idoneidade e independência. É a líder em certificações no Brasil, tendo grandes empresas como clientes. Veja mais informações no web-site: www.bureauveritas.com.br

Política da Qualidade

A política da qualidade é o compromisso do GCE-SP com seu sistema de gestão da qualidade. Clique aqui para conhecê-la.

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